24 de dez de 2008

Magno deve voltar a presidir Câmara Municipal em 2009

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O vereador reeleito Magno Magalhães Pinto (PT) deve ser candidato único à presidência da Câmara Municipal de Santa Rita do Sapucaí em 2009. A Gazeta apurou que a chapa liderada pelo petista indicará João Paulo Sampaio (PDT) para vice-presidente e Vagner Fernandes Mendes (PR) para secretário. A eleição para os cargos da mesa diretora acontece no dia 1º de janeiro do próximo ano, logo após a posse dos vereadores.

Magno presidiu a Câmara em 2005 e confirma as articulações para retornar ao posto. O vereador será o único representante do PT na legislatura 2009/2012, mas afirma que outros quatro partidos apóiam sua candidatura: PDT, PR, PV e PSB. As cinco legendas governistas têm, juntas, oito dos nove parlamentares. Diante desse quadro favorável, Magno comenta que a formação de chapa única é “uma questão de lógica”.

O petista entende que o PDT abriu espaço para sua candidatura ao não entrar na disputa pela presidência. A bancada pedetista será a maior a partir de 2009, com três integrantes – o mais votado da eleição, João Paulo, é um deles. “Seria natural que o PDT pleiteasse a presidência”, reconhece Magno.

João Paulo admite que decidiu disputar o cargo de vice-presidente para facilitar um acordo com os outros vereadores. “Para haver consenso, abri mão”, diz. Os pedetistas Domásio Roque da Fonseca e Waldecir Maciel Januário também são favoráveis à composição. “Estou com o meu partido, que indicou o professor João Paulo”, comenta Waldecir.

Vagner Mendes assume que pretende ser candidato a secretário. Hudson dos Reis Carvalho Pinto (PV), João Batista Rezende (PSB) e Sebastião Cláudio da Silveira (PR) dizem que votarão na chapa liderada por Magno. O único vereador da oposição, Clarismon Inácio (PSDB), não revela seu voto, mas antecipa que não terá uma postura radical no próximo mandato. “Temos que trabalhar juntos e olhar para Santa Rita”, sugere o tucano.

Nenhum comentário: