6 de fev de 2009

Escritora de 91 anos lança livro 'Crepúsculo de uma vida'


[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

‘Crepúsculo de uma vida’ é o título do terceiro livro da escritora Edméa Sodré de Azevedo Carvalho, que completa 92 anos no dia 10 de fevereiro. A obra será lançada em reunião da Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, no dia 14 de fevereiro, a partir das 19h, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

O novo livro de Edméa Carvalho reúne 30 crônicas – alguns textos são inéditos e outros já foram publicados em jornais. Uma das crônicas, intitulada ‘Simples e róseos flamingos’, recebeu uma menção honrosa na edição de 2007 do concurso ‘Brasileiros em prosa & verso’, promovido em Varginha (MG).

Além das crônicas, fazem parte da obra textos autobiográficos. Nessa recapitulação, Edméa fala de seus filhos e livros, cita sua eleição para rainha dos estudantes e sua atuação em duas entidades que ajudou a fundar: Clube Feminino da Amizade e Academia de Letras de Santa Rita. "Crônica é meu estilo predileto, mas encontrei prazer em rememorar minha vida a fim de constatar que não vivi em vão", revela a escritora.

Matriarca da família Azevedo Carvalho, Edméa teve a colaboração de parentes na elaboração do livro. O prefácio foi escrito pelo engenheiro Flávio de Azevedo Carvalho, segundo dos seis filhos da escritora e do engenheiro químico Edmur Carneiro de Carvalho. A autora da capa é a desenhista Beatriz de Azevedo Carvalho Kallás, quarta filha do casal. A digitação dos textos coube a um dos genros, o engenheiro Marco Aurélio de Freitas.

A autora de ‘Colhe o dia’ (1993) e ‘Memória e emoções’ (2000) espera que os entusiastas de sua obra prestigiem o lançamento de ‘Crepúsculo de uma vida’. "Para essa reunião, espero o comparecimento dos confrades, amigos e conhecidos, os quais deram muito brilho aos meus primeiros livros", diz Edméa. Publicada pelas Edições Alba, de Varginha, a obra será vendida por R$ 10.


Foto: Jonas Costa

Nenhum comentário: