13 de fev de 2009

Festejos dos 100 anos do ‘Grupão’ começam em março

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

A Escola Estadual Dr. Delfim Moreira, o ‘Grupão’ de Santa Rita do Sapucaí, completa 100 anos de funcionamento no dia 27 de fevereiro, mas o centenário será comemorado a partir de março. A instituição de ensino é a mais antiga em atividade no município. A escola foi criada em 16 de março de 1908 com a denominação inicial de Grupo Escolar Dr. Delfim Moreira – daí o apelido ‘Grupão’.

Segundo o diretor da escola, Paulo Cézar Ribeiro, a programação dos festejos “está em gestação” e será divulgada no próximo mês. Ele revela que o desfile de 7 de setembro será o “ápice” das comemorações, que serão encerradas com uma festa no dia 28 de novembro. Ex-alunos e antigos funcionários serão convidados a participar da parada do Dia da Pátria. O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), é esperado para o evento de encerramento.

Paulo Cézar afirma que pretende envolver toda a comunidade escolar nas atividades comemorativas. A participação dos estudantes é considerada fundamental pelo diretor. “Os alunos vão participar colhendo dados, fazendo trabalhos direcionados a esse levantamento histórico, colhendo fotos e fazendo entrevistas”, explica. Uma das ideias do diretor é registrar a trajetória de ex-alunos que se destacam em diferentes áreas, como o jurista José Francisco Rezek e o jogador de futebol José Vitor Roque Júnior.

No ano de seu centenário, o ‘Grupão’ passa por reformas. Inaugurado em 1920, o prédio da escola terá nova pintura e reparos nos banheiros, na cozinha e no telhado. A diretoria realiza as obras com recursos próprios e planeja concluí-las em julho. “O objetivo da reforma é melhorar a aparência da escola para os festejos dos 100 anos. Temos que mostrar para a sociedade que aqui existe uma escola centenária”, comenta o diretor Paulo Cézar.

O ‘Grupão’ tem mais de 1.600 alunos desde o segundo ano do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio. Os 122 funcionários da instituição de ensino trabalham nos turnos matutino e vespertino.

Um comentário:

Escola Estadual Doutor Delfim Moreira disse...

EU ESTUDO NA ESCOLA ESTADUAL DR. DELFIM MOREIRA E ME ORGULHO DELA JÁ TER CEM ANOS EU PRECISAVA PROCURAR NA NET COISAS SOBRE A ESCOLA E Ñ ENCONTREI NADA,SÓ O SEU BLOG ME AJUDOU MUITO OBRIGADA Raphaella Oppenheimer De Toledo uma aluna do grupão de 11 anos se vc quiser perguntar qualquer coisa sobre a minha escola para postar no blog meu orkut é rotgirlgloss@yahoo.com.br meu nome está Raphaella Oppenheimer.