9 de mar de 2009

Mirem-se no exemplo...

O Dia Internacional da Mulher, celebrado ontem, chegou ao fim há poucos minutos. Mas a Semana da Mulher está apenas começando. Os próximos dias devem servir para reflexão e luta.

Há conquistas a comemorar, como a Lei Maria da Penha, que criou mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Mas ainda falta estrutura para se combater esse tipo de crime.

O tratamento dispensado às mulheres brasileiras está longe de ser justo e digno. A equiparação salarial ainda é uma utopia. O aborto segue como tabu. A mulher ainda é subrepresentada no Poder Legislativo.

Falar de conquistas e demandas é importante, mas não se pode esquecer os exemplos. Inúmeras santa-ritenses de ontem e hoje merecem homenagens. Na tentativa de ser justo com as grandes mulheres que conheci, cometerei injustiças com aquelas menos presentes em minha memória. Prefiro arriscar.

Santa Rita do Sapucaí deve muito a Maria Idalina de Jesus (Maria Bonita), pobre e negra, e também a Luzia Rennó Moreira (Sinhá Moreira), rica e branca. Cada uma ofereceu o que pôde à cidade, preocupando-se sempre com os irmãos santa-ritenses.

Na educação, são estrelas de primeira grandeza Maria Garcia de Jesus Puentes, Edméa Sodré de Azevedo Carvalho, Irene Faria e Souza Junqueira, Lois Rezek Nassar (Dona Renê), Maria José Carvalho Vianna e Anna Abdalla, entre tantas outras.

Caridosas, tornaram-se inesquecíveis Francisca Celira da Silva Dias (Dona Chiquita), Rachel Guido Rocha Lemos, Marlene de Fátima Juvêncio e Miriam Pereira da Silva. Um exemplo de trabalho vive no topo da Rua Nova e chama-se Iracema Araújo. Luzia Gervásio, artista talentosa, deixou saudades. Irmã Rita, cujo sobrenome desconheço, permanece viva no coração de seus admiradores.

Santa Rita sempre teve (e continua a ter) mulheres que nos orgulham. Elas estão nas fábricas e nos cafezais, nas cozinhas e salas de aula, nas ruas e nos escritórios, nos lares ou nas lembranças. A todas elas, grandes guerreiras, minha pequena homenagem.

Nenhum comentário: