24 de abr de 2009

Buraco de 6 metros de profundidade preocupa moradores



[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

Um buraco com seis metros de profundidade tem preocupado moradores do bairro Cidade Jardim Santo Antônio, em Santa Rita do Sapucaí. A abertura fica num trecho sem calçamento da rua Leopoldo de Luna e teria surgido há seis anos. A erosão aumenta a cada chuva, já que faltam bueiros nas ruas mais altas da região.

A casa do professor universitário Fabiano Valias de Carvalho, na rua Ophélia de Luna, é uma das mais próximas ao buraco. Entre o imóvel e a vala, há um terreno baldio que vem sendo ‘engolido’. Em fevereiro, um engenheiro contratado por Fabiano vistoriou o local e constatou que a erosão pode comprometer a casa. “Ele disse que estava no limite. E o problema aumentou de fevereiro para cá”, relata o professor.

Fabiano diz que apresentou reclamações à Prefeitura por “várias vezes”. Como resposta, segundo ele, o buraco é preenchido com terra. Uma das empregadas da casa, Vera Lúcia de Oliveira, entende que esse tipo de medida é pouco eficaz: “Quanto mais eles colocam terra, é pior ainda. Eles entopem com terra, vem a chuva e carrega tudo de novo”.

Na última vez em que procurou a Prefeitura, Fabiano foi informado que a rua Leopoldo de Luna passaria por obras a partir de 13 de abril. Até o momento, a única providência partiu da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que sinalizou o local para impedir o tráfego de pedestres e veículos.

De acordo com Daniel Teixeira, engenheiro civil da Secretaria Municipal de Obras, o trecho receberá bueiros e manilhas. O início do trabalho está previsto para a próxima segunda-feira, 27. Teixeira diz que os proprietários do loteamento devem oferecer materiais e mão-de-obra, cabendo a Prefeitura disponibilizar o maquinário.

Foto: Jonas Costa

Nenhum comentário: