3 de abr de 2009

Vereadores cobram ação de deputado

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

Os nove vereadores de Santa Rita do Sapucaí cobraram empenho do deputado estadual Dalmo Ribeiro Silva (PSDB) em encontro realizado no dia 26 de março. Os parlamentares santa-ritenses pediram o apoio do tucano para a viabilização de obras de infraestrutura urbana. A reunião foi proposta pelo vereador João Paulo Sampaio (PDT) e aconteceu no prédio da Câmara Municipal. Aliado de Dalmo, o prefeito Paulo Cândido da Silva (PV) não participou do encontro.

Uma das reivindicações apresentadas foi a construção de uma passarela para pedestres sobre a rodovia BR-459, em frente ao bairro Pedreira. Também foram solicitadas a pavimentação de ruas do conjunto habitacional Pedro Sancho Vilela, a reforma da ponte próxima ao Matadouro Municipal e a construção de galerias pluviais.

Dalmo comunicou aos vereadores que a ponte e a passarela já estão incluídas em projetos dos governos estadual e federal. O deputado se comprometeu a buscar recursos financeiros para o calçamento e as galerias, mas ponderou que a liberação de verbas só deve ser retomada no segundo semestre. Segundo o tucano, essa dificuldade se deve à crise financeira global, que vem causando queda na arrecadação de impostos no país.

De acordo com o vereador João Paulo, Dalmo disse que o calçamento e a galeria são “obras de valor grande e que não vão sair agora”. O representante do PSDB comentou que os dois projetos ainda não foram elaborados, mas estão entre suas preocupações. O deputado salientou que sua ligação política com o prefeito santa-ritense e com o governador Aécio Neves (PSDB) deve facilitar a obtenção de recursos para as obras solicitadas.

João Paulo alega que procurou Dalmo porque “o prefeito argumenta que não tem verba”. “Como nós sabemos que o governo estadual e o governo federal contemplam em seus orçamentos verbas para essas questões, com o auxílio de um deputado as verbas podem ser direcionadas também para o nosso município”, explica o vereador do PDT.

O vereador Waldecir Maciel Januário (PDT) considerou positiva a conversa com Dalmo. O pedetista pediu “calçamento e segurança para a Nova Cidade”. Waldecir afirma que o deputado demonstrou interesse em contribuir com a solução dos problemas apresentados.

Para Clarismon Inácio (PSDB), único vereador da oposição, a reunião foi “ótima”. Clarismon pediu apoio à construção de galerias pluviais no bairro Fernandes e sugeriu que o deputado federal Bilac Pinto (PR) fosse convidado para um encontro semelhante.

Natural de Ouro Fino, Dalmo Ribeiro Silva foi o parlamentar estadual mais votado em Santa Rita do Sapucaí nas eleições de 2006 – obteve 2.959 votos (16,2% dos votos válidos). Na disputa para deputado federal, a liderança ficou com o santa-ritense Bilac Pinto, que atingiu 11.550 votos (61,6%).

Foto: acervo particular

Nenhum comentário: