24 de abr de 2009

Vereadores discutem águas pluviais e trânsito

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

Águas pluviais e trânsito foram alguns dos temas debatidos pelos vereadores de Santa Rita do Sapucaí na sessão de segunda-feira, 20. As reuniões ordinárias da Câmara Municipal acontecem nas noites de terça-feira, mas o feriado do Dia de Tiradentes motivou o encontro na tarde de segunda. A reunião contou com a presença dos nove vereadores e de membros do Governo Mirim do município.

Um dos assuntos comentados foi o buraco que causou a interrupção do trânsito na rua Elpídio Costa nos últimos três meses. O problema surgiu após o rompimento de tubos que levam água pluvial ao rio Sapucaí. O prefeito Paulo Cândido da Silva (PV) enviou ofício à Casa informando que a administração municipal vem realizando obras no local, como a colocação de bueiros. “Graças a Deus, tapou o buraco. Só não entendi por que esperou tanto tempo”, disse o vereador Vagner Fernandes Mendes (PR).

Em outro ofício, o prefeito citou mais ruas que vêm recebendo novas bocas-de-lobo: Juca Castelo, Monsenhor Calazans, Vereador José Eduardo Costa, Zequinha Major e Professor Francisco do Nascimento. O presidente da Câmara, Magno Magalhães Pinto (PT), afirmou que a solução definitiva para o escoamento da água de chuva seria um sistema de galerias.

Na mesma reunião, a Câmara recebeu um abaixo-assinado de moradores do Centro que pedem a reativação do tráfego automotivo na rua Major José Feliciano (rua dos Marques) no sentido rua Erasmo Cabral-praça Urbana Carolina de Azevedo (praça do Murilo). Atualmente, a via é de mão única no sentido oposto. O vereador João Batista Rezende (PSB) declarou apoio à reivindicação.

Outra reclamação na área de trânsito foi feita por João Paulo Sampaio (PDT): a afixação de placas indicando a localização de instituições santa-ritenses. Em ofício, o prefeito declarou que “já está sendo feito um levantamento” sobre a questão, mas alegou falta de verbas para implementar a medida. João Paulo afirmou que solucionar as deficiências na sinalização é simples: “Com poucos recursos e com um pouco de boa vontade, o senhor prefeito consegue resolver isso facilmente”.

Oito membros do Governo Mirim acompanharam a sessão. O ‘vereador’ Ranfleis Loranz Silvério dos Santos, 9, ocupou a tribuna para relatar sua contribuição ao bairro em que mora, o Bom Retiro. O pequeno parlamentar Guilherme Gomes Lemos Ribeiro, 12, fotografou o plenário e disse que pretende voltar a visitar o Paço Legislativo. “Achei interessante. Aqui tem mais discussão do que na nossa Câmara”, analisou Guilherme.

Nenhum comentário: