2 de mai de 2009

Escola centenária pede ajuda para festejos

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

No ano em que completa um século de atividades, a Escola Estadual Dr. Delfim Moreira promove uma campanha de arrecadação de recursos financeiros para custear as comemorações. Também estão sendo coletados depoimentos e fotografias que ajudem a contar a história da mais antiga instituição de ensino de Santa Rita do Sapucaí. O ‘Grupão’, como é chamado, foi criado em março de 1908 e começou a funcionar em fevereiro do ano seguinte.

A diretoria da escola contará com o auxílio dos alunos para angariar fundos. Eles são responsáveis pela distribuição de envelopes entre pessoas que já estudaram ou trabalharam no Grupão. A escola pretende arrecadar R$ 25 mil por meio de doações a partir de R$ 10. Segundo o diretor Paulo Cézar Ribeiro, o valor inclui despesas com eventos, materiais e a publicação de uma revista comemorativa.

Paulo Cézar diz que o primeiro evento será um almoço de confraternização para ex-alunos e ex-funcionários, ainda sem data definida. Cidadãos que passaram pelas salas de aula do Grupão serão homenageados no desfile do Dia da Pátria. Uma festa encerrará as comemorações, em setembro ou novembro. “Essa data depende do fim da reforma que estamos fazendo no nosso prédio”, explica o diretor.

Uma das atividades em curso é a preparação de uma revista que reunirá testemunhos e fotos. Parte do material histórico será usada numa exposição. A galeria de ex-diretores também está sendo montada. De acordo com Paulo Cézar, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lançará um selo comemorativo criado por alunos e professores.

Os interessados em colaborar com os festejos podem obter mais informações por telefone (35-3471-1818 e 35-3471-5017) ou pelo endereço eletrônico eeddmoreira@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: