18 de mai de 2009

Santa Rita estreia sinal digital de TV no Sul de Minas



[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

Santa Rita do Sapucaí tornou-se, na semana passada, o primeiro município sul-mineiro a receber o sinal digital de TV. A Rede Bandeirantes de Televisão inaugurou a transmissão local ocupando o canal 53, concedido à empresa santa-ritense Linear Equipamentos Eletrônicos em janeiro deste ano. A TV digital está disponível em outras 18 cidades brasileiras. Somente dois municípios de Minas saíram na frente do ‘Vale da Eletrônica’: Belo Horizonte e Uberlândia.

A Linear fabricou e instalou os dois transmissores de TV que funcionam em Santa Rita. Há uma estação na sede da empresa e outra no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Para cobrir toda a cidade, a Linear planeja instalar uma terceira estação na Serra do Paredão.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) outorgou o canal 53 à empresa por dois anos. A gerente de projetos da Linear, Vanessa Lima, explica que as transmissões têm caráter científico e não resultam em lucro. “Estamos fazendo um estudo de campo para verificar o comportamento dos equipamentos. Testamos a eficiência do transmissor e a cobertura”, diz a gerente.

O sinal digital pode ser captado em um televisor convencional, desde que esteja conectado a um conversor (set-top box). Há diversos modelos de conversor, que custam de R$ 200 a R$ 800. O mercado também oferece televisores já adaptados para a nova tecnologia. Outra possibilidade é a recepção móvel por meio de aparelhos celulares e MP5.

O conteúdo em alta definição disponível aos santa-ritenses é o mesmo exibido pela Band em outras cidades. A transmissão só é interrompida em Santa Rita quando a Linear realiza testes em seus equipamentos. Ao contrário do que ocorre no sistema analógico, as chuvas não alteram a qualidade da imagem digital.

A Linear pretende obter autorização da Anatel para instalar estações em Pouso Alegre e Itajubá. Vanessa Lima acredita que a chegada do sinal digital da Band ao Sul de Minas deve atrair outras emissoras para a região.

Foto: Jonas Costa

Um comentário:

elizabeth disse...

vamos traga o sinal para pouso alegre pois é uma cidade maior que santa rita e também merece respeito pela tv digital vamos lá gente ponham pouso alegre na frente estou aguardando resposta anatel ajuda ai vamos lá estou esperando não quero enrolacao pois o brasileito merece respeito e dignidade cade o sinal digital que nem esta na cidade vou insistir ate vim a anatel esta me decepcionando acorda meu povo o ano de 2010 ta ai ate janeiro quero o sinal da tv digital senao vou procurar nossos direitos de telespectador abraços beth.