26 de jun de 2009

Diretoria do Sindicato dos Servidores toma posse

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santa Rita do Sapucaí (Sinsep-SRS) teve sua primeira diretoria empossada na noite de quarta-feira, 24. Os 16 dirigentes foram eleitos em 24 de maio para um mandato de cinco anos. A cerimônia de posse aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores.

A única chapa inscrita para a primeira eleição do Sinsep-SRS recebeu o nome de ‘Pró-Servidor’. O motorista Omar Cândido de Paiva foi escolhido para a presidência da entidade. Funcionário da Prefeitura há 11 anos, Paiva diz que os servidores municipais vêm acumulando derrotas por falta de organização da categoria. “O servidor está ficando sem respaldo, está perdendo porque não tem alguém que o represente”, relata o presidente.

O Sinsep-SRS começou a ser organizado em fevereiro deste ano, mas as discussões em torno de sua criação foram iniciadas em 2002. Dois grupos disputaram na Justiça o direito de fundar o sindicato e só se uniram no início deste ano. Com o fim do processo judicial, uma comissão eleitoral foi formada e divulgou o edital de convocação nas repartições públicas do Município e num jornal santa-ritense.

Podem se filiar ao Sinsep-SRS todos os 524 servidores efetivos da Prefeitura e da Câmara de Santa Rita. De acordo com membros da diretoria, a representatividade foi um dos critérios para a formação da chapa ‘Pró-Servidor’. “Quando montamos a chapa, procuramos motivar que houvesse pessoas de diferentes setores”, explica a pedagoga Maria do Carmo Rosado Fernandes de Andrade, secretária de Imprensa e Comunicação do sindicato.

Andrade afirma que a primeira meta da diretoria é promover uma assembleia para ouvir as reivindicações dos funcionários públicos. “O servidor tem que ser chamado a falar. Um sindicato sem participação efetiva não significa nada”, comenta a secretária. “Podemos discutir e entrar num entendimento sobre o que pode ser melhor para o servidor”, completa o presidente Omar Paiva.

O Sinsep-SRS funciona em sede provisória à rua São Francisco, número 129, no bairro Boa Vista.

Conheça os dirigentes do sindicato:

Presidente: Omar Cândido de Paiva
Secretária-geral: Maria Nadiége do Vale Nogueira
Secretária de Organização: Geovana Pinto Albino de Souza
Secretário de Finanças: Cleber Aparecido Carvalho
Secretária de Imprensa e Comunicação: Maria do Carmo Rosado Fernandes de Andrade
Conselheiros fiscais:
Benedito Vitor da Silva
Carlos Alberto Figueiredo Miranda
Jacinta Luciana Job
Suplentes:
Ana Rosa Penna
Carlos Alberto Ferreira
Jamil Xavier de Carvalho Neto
Leandra Maria Norberto
Maria Sueli Pereira
Michele Mendes de Mello Braga
Rita Garcia Caputo
Sílvia Elena Carneiro Adami

Nenhum comentário: