11 de jun de 2009

Jogos Universitários trazem 8 mil estudantes a Santa Rita



[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

Oito mil estudantes são esperados em Santa Rita do Sapucaí para os Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA), que serão iniciados hoje. Em 2009, o evento chega à 16ª edição e acontece pela primeira vez em Minas Gerais. Participam dos JUCA alunos de oito instituições paulistas: Centro Universitário Belas Artes, Faculdade Cásper Líbero, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo e Campinas, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Metodista e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os JUCA abrangem partidas de futebol, futsal, basquete, vôlei, handebol e tênis. Os jogos serão disputados no Estádio Municipal Cel. Erasmo Cabral, no Ginásio Poliesportivo Municipal Dr. José Alcides Rennó Mendes (Alcidão) e no campus do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). A competição acontece de quinta-feira a domingo, nos três turnos, com entrada franca.

Os jogos são organizados pela Liga Atlética Acadêmica de Comunicação e Artes. Uma empresa paulista é responsável pela promoção de festas noturnas. Chamadas de ‘eventos de confraternização’ pelos organizadores, as festas provocaram um impasse na semana passada. Reunidos no Paço Municipal no dia 3 de junho, dirigentes da Prefeitura e comandantes de órgãos de segurança confirmaram seu apoio apenas às atividades esportivas. Após ameaças de cancelamento dos JUCA, a Prefeitura autorizou as festas noturnas.

O comandante da Polícia Militar, capitão Mário Jorge Sandy, se negou a assinar os alvarás expedido pela administração municipal. Capitão Sandy assegura que haverá aumento do efetivo da PM durante os jogos, mas faz uma ressalva: “Os eventos que ocorrerem das 23h às 6h ou estarão irregulares ou terão alvará sem o aval da Polícia Militar. A responsabilidade será dos promotores dos eventos”.

Para o coordenador municipal de Eventos, Janilton Prado, os JUCA proporcionarão ganhos imediatos ao comércio santa-ritense. Ele salienta que os hotéis e as pousadas estão entre os estabelecimentos mais beneficiados. O presidente da Associação Comercial e Empresarial do Vale da Eletrônica (Acevale), José Norberto Dias, vê os jogos como “uma revanche das barracas da Festa de Santa Rita”. Segundo Dias, o ramo alimentício teve “grande prejuízo” durante os festejos de maio e enxerga nos JUCA uma oportunidade de se recuperar.

Foto: divulgação

Nenhum comentário: