26 de jun de 2009

Santa Rita receberá verba para reestruturar PSF

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí anunciou na última semana a obtenção de uma verba estadual de R$ 345 mil para reestruturação de postos do Programa Saúde da Família (PSF). Os recursos serão investidos na construção de uma unidade de atendimento no bairro Juquita, onde passarão a funcionar os PSFs 3 (Anchieta) e 4 (Maristela).

Com a mudança, o PSF 5 (Fernandes) – que hoje ocupa o mesmo prédio que o posto número 4 – será o único a funcionar na antiga Policlínica. O PSF 4 sairá de uma residência alugada pela Prefeitura no Loteamento do Valle. A secretária municipal de Saúde, Tetzi Oliveira Brandão, explica que o principal objetivo dessa alteração é facilitar o acesso ao atendimento médico. Entre os critérios observados, segundo ela, estão o transporte público, a segurança e a visibilidade do local escolhido.

A nova unidade será construída na rua Crescêncio Ribeiro, em uma área que pertence ao Município. A Prefeitura é responsável pela elaboração de um projeto arquitetônico, que será submetido ao governo estadual. Tetzi Brandão espera que a obra seja concluída até julho de 2010. A secretária pretende inaugurar em janeiro do próximo ano o PSF 7, no bairro Santana.

Para ter acesso à verba de R$ 345 mil, a Prefeitura teve de cumprir as metas do programa Saúde em Casa (iniciativa da administração estadual que funciona como braço auxiliar do PSF, do governo federal). Outra exigência foi a elaboração do Plano Municipal de Investimentos na Atenção Primária à Saúde, cuja conclusão aconteceu em abril.

O PSF atende aproximadamente 52% da população santa-ritense. As equipes do programa atuam em cinco postos urbanos e numa unidade itinerante para a área rural.

Nenhum comentário: