11 de jun de 2009

Secretaria de Saúde recebe micro-ônibus



[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Rita do Sapucaí recebeu um micro-ônibus do governo estadual na quinta-feira, 4. O veículo é destinado ao transporte de pessoas que necessitam de atendimento fora do município. O carro foi entregue ao prefeito Paulo Cândido da Silva (PV) em Juiz de Fora, após cerimônia presidida pelo governador Aécio Neves (PSDB). O prefeito estava acompanhado dos vereadores Hudson dos Reis Carvalho Pinto (PV), Vagner Fernandes Mendes (PR) e Waldecir Maciel Januário (PDT).

O micro-ônibus foi adquirido por meio de um convênio entre o governo de Minas e o consórcio intermunicipal de saúde de que Santa Rita participa (Cisamesp). O investimento faz parte do Sistema Estadual de Transporte Sanitário. “Nosso objetivo ao oferecer suporte financeiro para os consórcios, ampliar e renovar a frota de micro-ônibus e ambulâncias é melhorar o acesso das pessoas aos serviços de saúde. É criar uma rede de transportes adequada e solidária para quem precisa se deslocar para ter atendimento médico”, disse Aécio em seu pronunciamento.

O veículo tem 25 lugares, equipamento de ar condicionado e televisor. O carro fará duas viagens diárias a Pouso Alegre – cidade-polo da microrregião na área de saúde. Um motorista será selecionado pelo Cisamesp e atuará ao lado de um auxiliar de enfermagem. A secretária de Saúde de Santa Rita, Tetzi Oliveira Brandão, acredita que o serviço de transporte de pacientes estará disponível a partir de agosto. Antes, diz ela, é preciso treinar o condutor do micro-ônibus e cuidar de detalhes burocráticos.

Tetzi afirma que o veículo beneficiará principalmente os usuários de exames de média e alta complexidade oferecidos pelo sistema público de saúde. Como a Prefeitura não possuía carro adequado, os santa-ritenses tinham de custear a condução até Pouso Alegre. “A vantagem é que o micro-ônibus não vai parar na rodoviária. A pessoa vai ser levada até a porta de onde tem que ser atendida”, diz Tetzi.

Foto: Ascom Prefeitura

Nenhum comentário: