17 de jul de 2009

Associação ‘Viver Feliz’ faz campanha para concluir sede

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

A Associação Novo Estilo de Vida realiza há alguns meses uma campanha de arrecadação de recursos financeiros para concluir a construção de sua nova sede. Também chamada de ‘Viver Feliz’, a organização não-governamental atua em Santa Rita do Sapucaí. A entidade funciona numa residência alugada, na avenida Frederico de Paula Cunha. As novas instalações da associação estão sendo edificadas no bairro Santa Felicidade.

Para obter doações, a ONG tem feito contatos telefônicos com cidadãos e empresas santa-ritenses. A meta é arrecadar R$ 150 mil, que serão investidos na construção do segundo piso do novo prédio. O primeiro pavimento já foi concluído e tem 280 m2. A associação usa esse espaço para promover palestras, cursos, reuniões e oficinas de artesanato.

Segundo a coordenadora-geral da Viver Feliz, Marlene de Fátima Juvêncio, a sede atual não permite a expansão das atividades da ONG. O imóvel residencial abriga setores administrativos e oferece pouco espaço para aulas. A sede oferece um curso de alfabetização de adultos inspirado no método do educador pernambucano Paulo Freire (1921-1997).

A associação promove conferências e cursos para elevar a qualidade de vida e o nível de consciência política dos participantes. Um dos temas mais frequentes é o aproveitamento de alimentos. Há também atendimento gratuito por uma nutricionista. “Fazemos um trabalho de educação para a saúde e a cidadania. O direito principal que trabalhamos aqui é o direito humano à alimentação”, explica Marlene Juvêncio.

A Viver Feliz foi criada em 1999 por militantes de pastorais sociais da Igreja Católica. O terreno para a construção da sede, de 1.011 m2, foi doado durante o terceiro mandato do ex-prefeito Jefferson Gonçalves Mendes (2001-2004). No segundo governo de Ronaldo de Azevedo Carvalho (2005-2008), a Prefeitura doou mais 172 m2 à instituição. A ONG não recebe apoio financeiro da administração municipal há três anos.

As doações para a Viver Feliz podem ser feitas por meio de depósito em conta bancária (Bradesco, agência 1875-9, conta corrente 7417-9). Informações sobre a atuação da entidade podem ser obtidas em sua sede (avenida Frederico de Paula Cunha, 731, Maristela) ou por telefone (3471-4120). O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Nenhum comentário: