6 de jul de 2009

Metalúrgicos iniciam campanha salarial dia 15

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Santa Rita do Sapucaí, Conceição dos Ouros e Cachoeira de Minas (Sindmetsrs) iniciará a campanha salarial de 2009 no dia 15 de julho. Esta foi a data escolhida para a realização da assembleia geral da categoria, que terá chamadas às 9h, 15h e 18h na sede da entidade, no centro de Santa Rita. No encontro, os operários definirão o percentual de reajuste salarial a ser defendido pelo sindicato nas negociações com o empresariado.

A assembleia geral aprovará cláusulas sociais e econômicas da convenção de trabalho e dos acordos coletivos. A pauta de reivindicações inclui a ampliação de direitos trabalhistas previstos na legislação federal e o aumento dos valores de benefícios (auxílio-maternidade e horas extras, por exemplo).

A presidente do Sindmetsrs, Maria Rosângela Lopes, considera prioritário um reajuste salarial que assegure ganho real aos metalúrgicos. Para tanto, o aumento deve superar a inflação acumulada dos últimos 12 meses, tendo como parâmetro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Rosângela diz que os setores de eletrônica e autopeças não poderão usar a crise econômica global como argumento para propor um reajuste baixo. Ela lembra que o Vale da Eletrônica mostrou-se imune à crise em reportagens de TV e que a indústria de automóveis foi beneficiada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Esta é a bandeira: com crise ou sem crise, o Brasil tem que andar e a dignidade do trabalhador deve ser respeitada”, pontifica a dirigente sindical.

As negociações com a classe patronal ocorrerão de 15 de julho a 30 de setembro. Caso a proposta do empresariado não seja aceita pela categoria, Rosângela Lopes não descarta a possibilidade de greve.

Nenhum comentário: