17 de jul de 2009

Presidente do partido de Bilac critica doação de terreno ao INSS

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O cirurgião-dentista Carlos José Ribeiro, presidente do Partido da República (PR) em Santa Rita do Sapucaí, é contrário à doação do terreno da rua Adelino Carneiro Pinto para a construção de uma agência da Previdência Social na cidade. ‘Carlinhos Dentista’ revelou seu posicionamento em entrevista solicitada pela Gazeta do Vale e concedida na última quarta-feira, 15. O PR é o partido do deputado federal Bilac Pinto e integra a base de sustentação do prefeito Paulo Cândido da Silva (PV).

Carlinhos Dentista defende a construção de uma piscina pública no espaço que a Prefeitura pretende doar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ele argumenta que esse equipamento esportivo completaria a ‘praça de esportes’ da cidade, já que a área ociosa fica ao lado do Estádio Municipal Coronel Erasmo Cabral e do Ginásio Poliesportivo Municipal Dr. José Alcides Rennó Mendes (Alcidão).

O presidente do PR sustenta que a aprovação do terreno pelo INSS, anunciada no dia 10 de julho, foi uma decisão de caráter político. Para Carlinhos, a construção de 720 agências da Previdência até 2010 servirá para impulsionar a candidatura presidencial da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT). “Por que esse açodamento de começar agora e terminar antes da eleição? Por que 700 empreiteiras estão rodando aí para construir com prazo fixo?”, indaga o dirigente partidário. “A eleição da Dilma está aí”, completa.

O dentista se diz favorável à construção da unidade do INSS em outro espaço. Parte do Mercado Municipal, diz ele, poderia dar lugar à agência. Carlinhos acredita que as atividades desenvolvidas no Ginásio Alcidão podem provocar ruídos capazes de incomodar os profissionais e usuários da nova agência. “Quando tiver jogo ali, com batuque, como o médico vai trabalhar ao lado? É incoerente!”

Atleta na juventude e ex-vereador (1963-66), Carlinhos Dentista lembra que os ex-proprietários da área a ser doada só aceitaram vendê-la à Prefeitura para possibilitar a criação de um centro esportivo municipal. Ele relata que o ex-prefeito José Alcides Rennó Mendes (1955-59) iniciou as negociações com os antigos donos ao receber uma verba obtida por intermédio do então deputado estadual José Cabral.

Segundo Carlinhos, a ideia inicial de José Alcides era usar os recursos para cobrir a praça de esportes da Associação Santarritense de Atletismo (ASA). O então prefeito acabou optando por desapropriar um terreno para construir o Estádio Erasmo Cabral, que recebeu este nome em homenagem ao pai do deputado. A desapropriação foi concluída durante a passagem de Antônio Capistrano de Alckmin pelo paço municipal (1959-62).

O projeto – O INSS planeja construir a agência de Santa Rita até o primeiro semestre do próximo ano. A unidade atenderá moradores de outras cinco cidades vizinhas: Cachoeira de Minas, Conceição dos Ouros, Natércia, São José do Alegre e São Sebastião da Bela Vista. Perícias médicas e processos de aposentadoria e pensão passarão a ser realizados em Santa Rita. De acordo com a Prefeitura, o prédio será construído numa área de 759 m2. A doação do terreno carece de aprovação da Câmara Municipal, que está em recesso parlamentar.

Foto: Jonas Costa

Nenhum comentário: