7 de ago de 2009

Caminhão da Prefeitura tomba sobre casa



[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

Um caminhão basculante da Prefeitura de Santa Rita do Sapucaí tombou sobre uma residência do bairro Rua Nova na tarde de domingo, 2. O acidente aconteceu na rua do Chafariz por volta das 15h30. No momento da colisão, estavam em casa a proprietária do imóvel, Maria José Carneiro, 71, e seu irmão Ademir Pereira de Oliveira, 53. Ambos são aposentados.

Ademir, que já sofreu um acidente vascular cerebral, foi ferido levemente por estilhaços da parede e da janela danificadas pelo caminhão. Ele assistia TV na sala de estar, único cômodo atingido. Diabética e hipertensa, Maria José se encontrava na cozinha quando houve o choque. Os dois irmãos foram retirados da casa por vizinhos e levados de ambulância para o Pronto Atendimento Municipal.

De acordo com duas testemunhas que não quiseram se identificar, o caminhão teria tombado quando começou a descarregar terra na rua do Chafariz, em frente a uma residência em construção. O secretário municipal de Obras, Marcos Antônio Salvador de Barros, expõe outra versão: o veículo estaria se dirigindo à rua do Cruzeiro, suposto destino da carga. O secretário exibiu à reportagem documentos da Divisão de Assistência Social autorizando a doação de dois caminhões de terra a uma moradora da rua do Cruzeiro – sem nenhuma referência a outra obra no bairro.

O filho de Maria José, Carlos Roberto de Oliveira, 28, considera estranho que o serviço tenha sido executado em um domingo. “Tem uma semana inteira para trabalhar. Justo no domingo, quando as pessoas estão descansando dentro de casa, acontece uma fatalidade dessas”, comenta. O secretário de Obras revela, entretanto, que “o volume de trabalho e a deficiência de material” impelem a Prefeitura a colocar caminhões e máquinas para funcionar aos sábados e domingos.

Por determinação de Salvador de Barros, funcionários da Secretaria de Obras iniciaram reparos na casa dois dias após o acidente. O secretário anunciou que a Prefeitura abrirá uma sindicância para investigar o caso. Um funcionário contratado foi apontado como condutor do caminhão, mas as duas testemunhas ouvidas pela Gazeta do Vale relataram que outro indivíduo foi visto dirigindo um veículo semelhante pela Rua Nova.

Outros acidentes – Mais dois imóveis de Santa Rita foram atingidos por carros nos últimos dias. No sábado, 1, um Monza colidiu com um muro na rua das Araras, no bairro Arco-Íris. Na quarta-feira, 5, um Chevette Marajó se chocou contra uma casa na rua Pedro Mendes Vilela, no Novo Horizonte. Nos dois casos, somente os motoristas se feriram.

Outro caminhão basculante da Prefeitura havia se envolvido num acidente no dia 2 de abril. Na ocasião, o veículo afundou na rua Elpídio Costa no momento em que máquinas realizavam consertos na via pública.

Foto: arquivo Consep

Nenhum comentário: