21 de set de 2009

Comissão de deputados visitará cadeia santa-ritense

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

Deputados da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa visitarão a cadeia de Santa Rita do Sapucaí na próxima terça-feira, 22. A chegada dos parlamentares está programada para as 10h15. A comissão irá averiguar o estado da estrutura física da unidade e as condições de trabalho de seus servidores. Fugas frequentes, instalações precárias e recursos humanos insuficientes estão entre os principais problemas da cadeia.

A visita foi sugerida à Comissão de Segurança pelo deputado Sargento Rodrigues (PDT). O requerimento do pedetista foi aprovado pelo colegiado no dia 14 de julho, após duas fugas e apreensão de celulares no início daquele mês. A comissão aprovou também a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Pouso Alegre, que ocorrerá no dia 22, logo após a visita à cadeia de Santa Rita.

Três membros da comissão confirmaram presença nos dois eventos: o presidente João Leite (PSDB), a vice-presidente Maria Tereza Lara (PT) e Rômulo Veneroso (PV). Também devem participar dos trabalhos os deputados Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Ruy Muniz (DEM) e Sargento Rodrigues.

De acordo com a assessora legislativa Daniela Duarte Ferreira de Oliveira, a visita à cadeia poderá provocar medidas de órgãos governamentais. “A Assembleia não tem poder de polícia, mas pode fiscalizar e solicitar providências”, explica Oliveira. A assessora comenta que as condições da cadeia serão detalhadas num relatório a ser apreciado pela Comissão de Segurança.

Nenhum comentário: