25 de set de 2009

PM faz palestras e blitze na Semana do Trânsito

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

Uma campanha educativa marcou a Semana Nacional do Trânsito deste ano em Santa Rita do Sapucaí. Palestras em escolas, distribuição de panfletos e afixação de faixas foram as atividades desenvolvidas pela Polícia Militar, com o apoio da Guarda Municipal, do Conselho Comunitário de Segurança Pública e do Grupo de Escoteiros Papa-Léguas. As ações aconteceram entre os dias 18 e 25 de setembro.

A PM promoveu palestras e distribuiu cartilhas em cinco instituições de ensino da cidade, sendo duas estaduais (Sanico Teles e Sinhá Moreira), duas municipais (Dr. José Ribeiro de Carvalho e Valéria Junqueira Paduan) e uma particular (Colégio Tecnológico Delfim Moreira). As conferências foram dirigidas a estudantes de 12 a 17 anos. Já as cartilhas foram entregues a alunos com até 10 anos.

A Semana do Trânsito foi inaugurada com a colocação de 17 faixas com orientações a condutores e pedestres. Uso do cinto de segurança, respeito à sinalização e à faixa de pedestres estão entre os temas das mensagens. Na segunda-feira, 21, a chuva não impediu que policiais, escoteiros e guardas municipais realizassem uma blitz educativa de 30 minutos na avenida Dr. Delfim Moreira. A panfletagem voltou a acontecer no encerramento da campanha, na sexta-feira, 25, quando houve blitze também na praça Santa Rita e na avenida Frederico de Paula Cunha.

Outro trabalho iniciado pela Polícia Militar na última semana é um estudo para apontar possíveis mudanças no trânsito da cidade. De acordo com o subcomandante da PM em Santa Rita, segundo-tenente Maximiliano Silva Soares, o documento foi solicitado pela Prefeitura Municipal para “melhorar a fluidez e a segurança no trânsito”. O estudo poderá propor redução do tempo de espera nos semáforos, novas regras para estacionar veículos no centro da cidade e criação de um órgão municipal de trânsito.

Nenhum comentário: