25 de set de 2009

Prefeitura planeja criação de centro de referência para professores

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

A Secretaria de Educação de Santa Rita do Sapucaí pretende iniciar em 2010 a implantação de um centro de referência para professores da rede municipal de ensino. O projeto vem sendo discutido por dirigentes da secretaria e tem como objetivo oferecer serviços de apoio aos docentes. A equipe liderada pelo secretário Norival Fernandes Mendes planeja desenvolver essas atividades na antiga sede do Centro Operário Santarritense, desapropriado pela Prefeitura em 2005.

O centro de referência atenderia aproximadamente 400 profissionais da educação (professores, especialistas e estagiários do sistema municipal). O projeto da Secretaria de Educação prevê espaços para estudo, reuniões, cursos de capacitação (presenciais e pela internet), além de uma ‘biblioteca do professor’. A secretaria já promove cursos e encontros, mas não dispõe de salas que comportem todos os professores da rede. Por isso, alguns eventos são realizados em dependências de outras instituições.

A diretora de Ensino Fundamental da secretaria, Rita Maria da Silva Dias, acredita que o trabalho do centro de referência resultará em elevação da qualidade do ensino. “A ideia principal é melhorar o índice da educação básica do município. Precisa melhorar. Todo município quer melhorar seu Ideb”, diz a diretora.

Segundo dados de 2007 do Ministério da Educação, o Ideb das escolas municipais de Santa Rita nos anos iniciais do ensino fundamental foi 4,2 – o índice vai de zero a 10. Esse desempenho coincide com a média nacional, mas é inferior aos resultados obtidos por outras cidades da região, como Pouso Alegre (4,9), Itajubá (5,2), Cachoeira de Minas (5,5) e Cambuí (5,8).

A rede municipal de ensino de Santa Rita é formada por oito escolas de ensino fundamental (cinco são rurais), três centros de educação infantil e um centro de educação para jovens e adultos.

Nenhum comentário: