5 de out de 2009

Prefeito de Santa Rita tomba fachada de cinema

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O prefeito de Santa Rita do Sapucaí, Paulo Cândido da Silva (PV), decretou o tombamento da fachada do Cine Teatro Santa Rita no dia 21 de setembro, atendendo a solicitação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. O documento reconhece o “valor arquitetônico, cultural, histórico e artístico” do prédio, localizado na praça central da cidade. O registro da fachada como patrimônio material é a primeira medida de um projeto de revitalização do espaço em que funcionou o último cinema do município.

Segundo o assessor do Poder Executivo Janilton Prado, a intenção da Prefeitura é reformar as antigas instalações do Cine Teatro e transformá-las num ‘espaço múltiplo’, onde haverá exibições de filmes, peças teatrais, galeria de exposições artísticas e outras atividades culturais. A fachada deverá ser restaurada e suas características originais não poderão sofrer alterações. O assessor acredita que a obra levará dois anos para ser concluída.

Prado diz que a administração municipal divulgará até o fim de outubro um edital de licitação para contratar um arquiteto. O profissional será escolhido por meio de pregão presencial para elaborar um projeto de revitalização do cinema. Para executar esse projeto, a Prefeitura pretende solicitar recursos ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As últimas projeções do Cine Santa Rita aconteceram em 2005. Segundo Prado, o espaço recebeu peças teatrais até meados de 2007. Desde então, o edifício está em situação de abandono. O prédio pertence ao Município e funciona como depósito de materiais da Prefeitura e de artesãos santa-ritenses. Segundo o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Breno Luís Costa de Mendonça, dois arquitetos que visitaram o cinema afirmaram que todas as poltronas devem ser substituídas e que há vários pontos de infiltração de água de chuva.

Nenhum comentário: