16 de out de 2009

Série de televisão será gravada em Santa Rita

[Reportagem de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

Santa Rita do Sapucaí foi escolhida como cenário de uma série de TV sobre um time de futebol feminino. ‘Brilhante Futebol Clube’ é o título da produção que figura entre os oito projetos selecionados pelo primeiro edital público de incentivo à teledramaturgia brasileira. A série será exibida pela emissora estatal TV Brasil em julho de 2010. As gravações do ‘piloto’ devem começar em 29 de outubro e se estender até 3 de novembro.

Dividida em 13 episódios, ‘Brilhante’ narra a história de cinco garotas de diferentes origens, unidas pelo esporte mais popular do país. O criador e diretor da série, Kiko Ribeiro, revela que a paixão pelo futebol é apenas um pano de fundo para tratar da formação da identidade do jovem brasileiro. Os oito projetos selecionados pelo Ministério da Cultura tiveram de propor visões originais sobre a juventude das classes sociais C, D e E.

As personagens principais são as jogadoras Rita, Raquel, Lombriga, Jaciara e Giovana. Entre os coadjuvantes, há mãe desquitada, pai alcoólatra, família evangélica e vítimas do ‘sonho americano’. O nome do time e o perfil de quem o treina foram extraídos de um caso real ocorrido no Rio de Janeiro. “Lembrei de um documentário sobre um time que se chamava Brilhante Futebol Clube. Era um time masculino. Acho esse nome fantástico, porque é meio feminino, tem a ver com brilho, sonho. A técnica do time era uma dona-de-casa cujo filho não conseguia se encaixar em nenhum time”, relata o diretor Kiko, ao descrever a personagem Mazé, “uma técnica sem nenhuma técnica”.

Para compor o elenco da série, a produtora paulista Mixer fez uma triagem em todos as equipes de futebol feminino do estado de São Paulo e do município de Santa Rita. A protagonista será interpretada por uma atleta da comunidade de Capão Redondo sem experiência alguma nas artes cênicas. Há outros estreantes e atores profissionais no elenco. Integrantes de grupos de teatro santa-ritenses e moradores da cidade serão selecionados para atuarem como figurantes.

Kiko Ribeiro explica que a escolha de Santa Rita se deve à equidistância dos grandes centros e à combinação das duas vocações econômicas locais (eletrônica e cafeicultura). “Comecei a ver cidades do interior e esbarrei em Santa Rita. Vi umas fotos, achei a cidade simpática, bonita, que mistura a questão rural com uma questão que achei muito curiosa, que é a de ser a capital da eletrônica, o ‘Vale do Silício Brasileiro’. Isso me chamou atenção”, conta. Antes de optar pelo Vale da Eletrônica, o diretor de ‘Brilhante’ já havia decidido que levaria sua história para o interior. “Em geral, todas essas séries de TV acabam acontecendo nos grandes centros urbanos. A televisão está muito carente de mostrar outros Brasis”, opina.

Para Kiko, Santa Rita representa “um Brasil possível”, pois investe em alta tecnologia sem abandonar suas características rurais. “É um Brasil novo. Acho que toda cidade deveria encontrar sua identidade, uma maneira de se destacar e se desenvolver. Santa Rita tem essa característica”, avalia o diretor da série.

Foto: Jonas Costa

Um comentário:

Edna Motta disse...

Nossa que interessante essa notícia! Eu adoro futebol, esportes em geral, apesar de não praticá-los...! rs O fator 'proximidade' e o tema do texto me trouxeram até aqui!!! Bacana mesmo.