20 de nov de 2009

Atividades culturais lembram Dia da Consciência Negra

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) começou a ser celebrado hoje em Santa Rita do Sapucaí. Uma série de atividades culturais foi programada como parte do Projeto Cultura Afro Santarritense, em parceria com a Associação José do Patrocínio, a Escola de Samba Mocidade Independente do Sapucaí e a Colônia Africana.

Uma missa promovida na noite de hoje no Santuário de Santa Rita de Cássia marcou a abertura dos eventos. Após a cerimônia religiosa, a praça central da cidade foi palco de apresentações da Lira Santa Rita e de grupos de samba, hip-hop e capoeira. A barraca de alimentação da Colônia Africana movimentou a noite e arrecadou fundos para a Creche Santa Rita.

As atividades terão continuidade amanhã, a partir das 13h, na sala de exposições temporárias do Museu Delfim Moreira. A instituição sediará uma mostra de fotografias, vídeos e pratos de origem africana. Três palestras serão ministradas durante a exposição. Jéssica Alcione Ribeiro Alves dos Santos apresentará o Projeto Cultura Afro Santarritense. ‘Cultura Negra’ será o tema da conferência de Ana Lúcia Marcelino da Costa. Já Rafael Aflísio discorrerá sobre culinária africana e candomblé.

A mostra homenageará o músico santa-ritense Adail Ribeiro (1935-2004), que foi regente da Lira Santa Rita. Serão expostas peças que pertenceram ao maestro, como seu clarinete preferido e duas faixas conquistadas na época em que jogou no Minas Gerais, time conhecido como ‘Cabeça de Vaca’. O Bloco dos Músicos e ritmistas da Escola de Samba Azul e Branco se apresentarão em homenagem a Adail. Haverá números de samba e capoeira, além de declamação de poesia pela estudante Jéssica Cristina.

O Projeto Cultura Afro Santarritense foi criado em agosto pela professora Jéssica Alcione. Ela estuda aspectos da cultura negra há dez anos e abordou o Dia da Consciência Negra em trabalho de conclusão do curso de Pedagogia. A principal meta do projeto é resgatar manifestações culturais dos negros santa-ritenses, como os bailes da Associação José do Patrocínio e a congada da Rua Nova.

Nenhum comentário: