6 de nov de 2009

‘Empreendedores mirins’ expõem trabalhos em SRS


[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O Centro Educacional Alegria de Viver (Ceav), de Santa Rita do Sapucaí, promoveu no dia 30 de outubro a quarta edição da Expo Sonho, feira anual de ‘empreendedores mirins’. Todos os 96 alunos da instituição apresentaram trabalhos em estandes montados no Ginásio Poliesportivo Municipal Dr. José Alcides Rennó Mendes (Alcidão). Com o tema ‘História de Sucesso’, a feira deste ano expôs a trajetória de dez empresas santa-ritenses criadas há mais de uma década.

O projeto é uma das atividades da disciplina Empreendedorismo, presente na grade curricular do pré de 4 anos até a 5ª série do ensino fundamental. Cada turma escolheu o nome de uma empresa fictícia. As salas foram divididas em grupos, cada qual responsável por representar uma empresa real. De acordo com a diretora do Ceav, Maria Cleusa da Silva, a feira foi criada para desenvolver a oralidade e a desinibição das crianças.

A turma do 4º ano recebeu o nome de ‘Rádio Gazeta Kids’ e apresentou a história da Rádio Difusora Santarritense, que completou 62 anos em 2009. Os alunos visitaram as duas emissoras do grupo empresarial (Difusora AM e D2 FM), onde emprestaram alguns materiais para a exposição, como discos de carvão e vinil, antigos aparelhos de rádio e uma vitrola. Uma das componentes da equipe, Giovanna, é bisneta do fundador da empresa, Ruy Brandão. O diretor administrativo da Difusora, Richard Wagner Brandão, visitou a feira e declarou que ‘Seu Ruy’ foi um exemplo de persistência.

Outra empresa tradicional da cidade, a Tipografia São Miguel, foi homenageada pela equipe ‘Tipo e Grafia’, do 3º ano. A oficina cedeu às alunas Gabriela, Nathália e Ana Clara alguns exemplares do jornal ‘O Correio’, editado pela empresa durante 30 anos. O trio exibiu também uma caixa de tipos (letras de metal usadas na impressão de jornais, cartazes e panfletos). À frente da tipografia há 41 anos, Ivo de Carvalho foi representado no evento pelo filho Luciano, que disse que o fundador “aprendeu tudo pelo esforço e pela criatividade”.

Fotos: Jonas Costa

Nenhum comentário: