6 de nov de 2009

Ministro aprova passarela para Santa Rita


[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O ministro dos Transportes, senador Alfredo Nascimento (PR-AM), comunicou ao deputado Bilac Pinto (PR-MG), na semana passada, que o governo federal construirá uma passarela para pedestres em Santa Rita do Sapucaí. Nascimento determinou também que seja verificada a legalidade da construção do acesso ao distrito industrial do município, nas proximidades da usina da Cooperativa Regional Agropecuária (CooperRita).

A passarela é reivindicada pelos moradores do bairro Pedreira desde a duplicação da rodovia federal Juscelino Kubitschek de Oliveira (BR-459). A comunidade de pouco mais de 50 casas fica na entrada de Santa Rita, entre dois retornos, praticamente isolada pela mureta de concreto que divide a estrada. Quem mora no bairro e precisa atravessar a pista a pé, numa curva, corre perigo todos os dias.

A necessidade da passarela foi exposta pelos vereadores santa-ritenses durante reuniões com os deputados Bilac Pinto e Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), de março a abril deste ano. Em seguida, uma comissão da Câmara Municipal levou a proposta ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Sebastião Donizete de Souza. No início de outubro, a Gazeta do Vale procurou o Dnit e assessores dos dois parlamentares, mas a obra ainda não havia sido confirmada pelo Ministério dos Transportes.

A reportagem voltou a telefonar para o escritório do Dnit em Pouso Alegre na última semana. O analista administrativo do órgão, Wagner Lopes Alves, não soube informar quando a obra será iniciada, mas disse que a inclusão da BR-459 no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) facilita a liberação de recursos para a passarela. “Vai ser uma questão mais burocrática do que orçamentária”, resumiu Alves, ao explicar que a execução da obra é precedida de uma licitação para escolha da empreiteira.

Foto: arquivo do Ministério dos Transportes

Nenhum comentário: