13 de nov de 2009

Organizadores do ‘Natal Criança Feliz’ buscam patrocinadores


[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O Natal de 2005 se aproximava quando o microempresário Fábio de Souza Amarins decidiu criar um evento para distribuição de presentes a crianças pobres de Santa Rita do Sapucaí. Recordando os anos difíceis de sua infância, Amarins percebeu que a história se repetia em muitos lares de seu bairro. Foi assim que surgiu o projeto Natal Criança Feliz, que em dezembro deste ano chega à sua quarta edição.

No primeiro ano de evento, Amarins e alguns amigos entregaram pouco mais de 300 brinquedos para crianças dos bairros da Nova Cidade, muitas delas presenteadas pela primeira vez no Natal. As doações – depositadas em caixas de papelão nas empresas do Vale da Eletrônica – cresceram cerca de uma centena por ano, de 2006 a 2008. Em 2007, por falta de apoio, o evento não aconteceu. Para atingir a meta de 600 brinquedos neste ano, os organizadores têm buscado patrocinadores.

Fábio Amarins diz que a maior despesa é gerada pelo aluguel de equipamentos recreativos, como cama elástica, balão pula-pula e piscina de bolinhas. Outra necessidade é a compra de refrigerantes, algodão doce e pipoca. Até o momento, o criador do Natal Criança Feliz é apoiado apenas pelo co-organizador Leandro Lopes e por três empresas santa-ritenses.

A edição de 2009 terá dois dias de atividades, como ocorreu no ano passado. Em 19 de dezembro, a partir das 10h, serão distribuídos presentes na fazenda de Fernando Avelar, no bairro Balaio. No dia 20, a festa terá continuidade no Ginásio Poliesportivo Municipal Jacques Bressler, na Nova Cidade. Pela manhã, haverá jogos festivos de futsal, handebol e basquete. À tarde, serão promovidos shows de grupos de hip-hop de Campinas e do bairro paulistano do Brás. A entrega de presentes terá início às 17h e deve ser encerrada por volta das 19h30.

A distribuição de presentes obedecerá a um critério a partir deste ano: as crianças que enviarem cartas à organização do evento terão prioridade. Amarins assegura, porém, que os brinquedos serão escolhidos aleatoriamente – os principais são bonecas, carrinhos e bolas de borracha. As cartas devem ser entregues até 15 de dezembro no Ginásio Jacques Bressler, das 17h às 22h; ou na lan house Ponto de Encontro (rua das Violetas, 69, bairro Baracat), em horário comercial.

Foto: acervo particular

Nenhum comentário: