4 de dez de 2009

Padre José recebe homenagem do Judiciário

[Matéria de Jonas Costa para a Gazeta do Vale]

O monsenhor José Carneiro Pinto, principal líder da Igreja Católica em Santa Rita do Sapucaí, foi homenageado pelo Poder Judiciário na última quinta-feira, 3. ‘Padre José’ recebeu a Medalha Desembargador Hélio Costa em solenidade realizada no Santuário de Santa Rita de Cássia. A comenda foi entregue ao sacerdote em reconhecimento à sua colaboração com o trabalho da Justiça em Minas Gerais.

José Carneiro Pinto nasceu em 1921 na cidade de Itajubá, mas sua família transferiu-se para Santa Rita quando ele ainda não havia completado dois anos. Ordenado em 1946 na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, atuou em vários municípios sul-mineiros. Foi vigário cooperador de Paraisópolis e vigário ecônomo em Conceição dos Ouros e Consolação. Padre José dirigiu a Paróquia de Santa Rita de Cássia por 40 anos (1957 a 1997), mandato mais longo da história da instituição.

Hoje pároco emérito de Santa Rita, o monsenhor não se dedicou apenas ao trabalho pastoral na cidade. No final da década de 1950, colaborou com Sinhá Moreira na fundação da primeira escola latina de ensino técnico em eletrônica. Como pároco, criou a Fundação Educandário Santarritense e coordenou a construção de dezenas de capelas e igrejas. Segundo a Paróquia de Santa Rita, Padre José celebrou, até 1996, mais de 7,2 mil casamentos e 30,5 mil batizados.

O sacerdote de 88 anos é o sétimo homenageado pelo Poder Judiciário na comarca de Santa Rita desde 1996. Já receberam a Medalha Desembargador Hélio Costa o servidor público Aídio Ribeiro, a empresária Isabela Carneiro Seda, o médico Jorge Toledo Rennó, os advogados José Junqueira e Luiz Rennó Mendes e a professora Rachel Guido Rocha Lemos. Os agraciados são escolhidos por uma comissão formada pelo juiz diretor do Foro da Comarca, promotor de Justiça, prefeito, presidente da Câmara Municipal e presidente da subseção da OAB. A honraria é entregue a cada dois anos e recebeu o nome de Hélio Costa por conta da atuação deste desembargador em tribunais mineiros.

Nenhum comentário: